terça-feira, 22 de março de 2011

Aquela hora em que você diz: Deu Merda!!!

Acidentes acontecem, e dessa vez mudou até o tema do post dessa semana. Estava pensando em escrever algo sobre algumas maneiras que estão me ajudando na hora de estudar e dar aula, mas tive uma semana agitada na minha oficina/estudio/sala de aula que me motivou a mostrar o que pode acontecer com uma guitarra quando cai.

Vamos ao acontecido:
    Tenho entre os meus clientes alguns amigos pessoais, que muitas vezes vem na minha oficina, pra bater um papo, ou trazer um instrumento. Neste dia vieram tres, só para trocar corda. Um dos instrumentos, a SG-100 da Epiphone sofreu uma queda quando ele estava indo embora. Na hora que eu ouvi o barulho da queda pensei comigo "Braço rachado!!!", a parte mais fragil de modelos Les Paul e SG, é aquela curva do final da escala para o headstock, é até comum ver guitarras desse modelo com rachaduras nessa região, e algumas vezes não é por tombo. Dessa vez eu errei, ainda bem, a parte afetada não afeta uma região tão significante do instrumento, mas mesmo assim, a guitarra perdeu um pedaço na queda, no box onde fica a parte elétrica da guitarra.

    Parece mais assustador do que realmente é, com um pouco de paciência, cola, e experiência no assunto é facil de resolver.




     Então, colar as peças e reconstituir a parte que foi desfeita na queda, levou dois dias, mas a colagem ficou boa, esse é o mais importante. Depois, foi a parte do acabamento, para disfarçar um pouco:



    Como sou um grande fã de guitarra relic, não ligaria a minima para as marcas se a guitarra fosse minha, na minha opinião elas dão uma certa personalidade para o instrumento, alias, logo terei o prazer de mostrar mais uma customização que estou fazendo para mim, justamente com este conceito de relicar a guitarra. Mas como na verdade essa guitarra não pertence ao meu amigo e sim a sua filha, preferi disfarçar ao máximo, e também mostrar a ela uma SG com o acabamento desfazendo, marcas de uso e pertencente a um dos meus Guitar Heroes preferidos:
    E aqui esta ela, simplesmente uma das guitarras responsaveis por meus doze anos como profissional de musica.
   
Concluindo:
     Também é legal frisar algumas dicas que eu acho importantes para evitar este tipo de situação, na verdade a guitarra caiu dentro da Bag, por um motivo um pouco incomum, a alça soltou. Então, não economise demais na hora de investir na proteção da sua guitarra, compre bags ou cases de confiança, assim você tranporta o seu instrumento com mais tranquilidade. Se o acolchoado da bag em questão fosse um pouco mais reforçado, talvez a guitarra não tivesse problemas, e se a alça fosse melhor, provavelmente não haveria queda.

    Um abraço a todos

Nenhum comentário: